Página – Português
O JEITO CALL DE ENSINAR PORTUGUÊS
”FUNDAMENTAL É SE PREPARAR CEDO. COMECE O FUTURO DO SEU FILHO NA MELHOR ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO LINGUÍSTICO DO ESTADO. SER CALL É FUNDAMENTAL.”
Nossa proposta educacional não se limita apenas ao ensino de Língua Portuguesa, mas celebra sua riqueza e diversidade, já que estudar português pode ser revolucionário, apaixonante e transformador.
Em nossas aulas, tornamos a gramática acessível, com explicações claras e com exemplos práticos e didáticos, para que os alunos compreendam e apliquem, facilmente, as regras gramaticais. Além disso, prezamos pela ampliação constante do vocabulário, por meio da adoção de livros paradidáticos, a qual objetiva a fluência da leitura e da comunicação, bem como o aprimoramento dos processos de compreensão e interpretação textual.
Está buscando uma aprendizagem de Língua Portuguesa leve e eficiente?
O CALL é o lugar certo!
Por meio de aulas interativas, apoiadas por um aparato tecnológico (computador, vídeo, multimídia, etc.), o CALL prioriza a teoria da Linguística Textual no desenvolvimento das atividades, uma vez que a escrita e a interação verbal são bases para a aprendizagem da língua materna. Focamos no desenvolvimento das habilidades de redação, incluindo argumentação, estruturação de textos, coesão e coerência, para que os estudantes se tornem escritores confiantes, críticos e persuasivos.
O alicerce para o crescimento de tais habilidades é construído por meio do acompanhamento diário realizado por nossos dedicados professores. São 3 horas de aulas semanais com turmas com quantidade limitada de alunos. Mas não paramos por aí: para garantir um aprendizado completo e abrangente, oferecemos aos alunos a oportunidade de participar mensalmente de oficinas interativas de redação e disponibilizamos 2 plantões individuais e on-line para tirar dúvidas, cada um com duração de 1 hora. Dessa forma, nosso compromisso com a excelência na escrita e na expressão oral é sustentado por uma educação interativa e personalizada.
Domine a arte da comunicação:
aprender oratória também é fundamental!
Além de ética, competência e dedicação, a integração também fundamenta o projeto pedagógico do CALL, no qual se enquadram as atividades complementares da Escola, como a oratória e repertórios socioculturais e literários.
A importância do ensino de oratória no contexto atual, especialmente no que diz respeito à Língua Portuguesa, é inegável. Vivemos em uma era de comunicação constante, em ambientes profissionais, acadêmicos e sociais, logo, a habilidade de se expressar de forma assertiva é mais relevante do que nunca.
A oratória desempenha um papel fundamental na construção de carreiras de sucesso. Saber comunicar-se claramente em reuniões, apresentações, entrevistas, eventos culturais, conferências, videoconferências e negociações é um diferencial valioso. A capacidade de persuadir, influenciar e inspirar pessoas por meio da fala é uma habilidade que se traduz em ascensão e em oportunidades ao longo da carreira profissional.
Além disso, em uma sociedade cada vez mais digital, o ensino de oratória ajuda a superar as barreiras de comunicação que podem surgir no mundo virtual. Saber expressar ideias, com clareza e impacto, é essencial no meio on-line.
Diante disso, junte-se a nós nesta jornada de aprendizado e diversão, e descubra como a Língua Portuguesa pode ser a porta de entrada para uma conexão global, vibrante e inspiradora.
VOCÊ NÃO PRECISA DECORAR PARA APRENDER PORTUGUÊS! NÃO SABE COMO? NÓS TE MOSTRAMOS…
Nossas aulas priorizam a análise e a produção textual, bem como o estudo das tipologias textuais. A gramática também é vista, visando principalmente ao propósito de um domínio na escrita textual de determinados gêneros de circulação social (cartas, manuais, redes sociais…). O segmento Fundamental, então, divide-se em três níveis da seguinte maneira:
FUNDAMENTAL I
(6º ano)
Utiliza as sequências narrativa e dialogal como ponto de partida para o estudo dos gêneros. A partir da leitura de diversos textos (história em quadrinhos, entrevista, peça teatral, conto, crônica, poema, fábula, lenda), o aluno reconhecerá a estrutura e a função deles na prática comunicativa. Trabalham-se a morfologia e a fonologia.
FUNDAMENTAL II
(7º e 8º anos)
Usa a sequência injuntiva para continuar o processo de ensino-aprendizagem acerca dos gêneros textuais. A leitura de textos instrucionais (receita, manual de instrução, regras de jogo, bula) permite que o aluno perceba que a linguagem não é um simples conteúdo escolar, mas uma atividade humana, histórica e social. Trabalha-se a sintaxe em nível gramatical.
FUNDAMENTAL III
(8º e 9º anos)
Utiliza a sequência argumentativa com o objetivo de preparar o aluno para estudos mais avançados no Ensino Médio. Gêneros, como a carta aberta, a dissertação, o resumo e a resenha, são trabalhados tanto numa perspectiva analítica quanto de prática de escrita, possibilitando uma leitura mais atenta e crítica. Trabalha-se a sintaxe e os elementos de construção textual.
Para uma melhor aprendizagem e acompanhamento, nossas turmas têm quantidade limitada de alunos. Além disso, ainda contamos com aulas, nas quais aperfeiçoamos a escrita do estudante, mediante exercícios de psicomotricidade; como também, plantão de dúvidas on-line para dirimir quaisquer problemas de entendimento em linguagens no que é visto no curso ou na escola onde o aluno estuda.
Educadores
A Escola CALL conta, atualmente, com profissionais que possuem larga experiência em escolas públicas e privadas, no que tange aos níveis fundamental, médio e universitário.
Fazer parte dessa equipe diferenciada exige, além de pleno domínio dos conteúdos, bom relacionamento com os colegas e alunos, além de saber transmitir a matéria de forma atraente e clara.
Telma Medeiros
Coordenadora Call Português
AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação do CALL reflete sobre o desempenho do aluno de forma permanente e contínua. Além disso, atua de maneira questionadora e age sempre que necessário para sanar as dificuldades encontradas. A aprendizagem é avaliada por meio de simulados bimestrais e da correção periódica de redações
Durante o ano são realizadas 4 avaliações, as quais são compostas por questões objetivas e uma proposta de redação. Os simulados são elaborados pelos professores e aplicados conforme o calendário do ano em execução. O quantitativo de questões e o nível da proposta de redação será de acordo com a série em que o aluno está matriculado: Fundamental I, II ou III. Caso aconteça alguma adversidade e o aluno não possa fazer o simulado, disponibilizamos a possibilidade de realizar a reposição.
Nossa coordenadora pedagógica trabalha em estreita colaboração com os professores para manter um acompanhamento constante do desempenho de cada aluno, fazendo comparações com avaliações anteriores para avaliar o progresso na disciplina. Se houver qualquer variação no desempenho, tomamos medidas imediatas e envolvemos os pais ou responsáveis para melhorar o desempenho.
Além disso, visando avaliar a capacidade de aprendizado durante o decorrer do curso e familiarizar o aluno com processo seletivo para ingresso às instituições de Ensino Superior, no final do curso, em meados de dezembro, aplicamos o VESTIBULINHO: uma avaliação cuja prova se assemelha àquelas aplicadas para ingresso nas instituições de Ensino Superior (ENEM) ou Técnico (IF´s).
Para encerrar o ano letivo, promovemos um evento de confraternização e premiação com o intuito de celebrar não apenas os alunos que se destacaram, mas também para reconhecer o esforço e dedicação de todos os estudantes ao longo do ano. Valorizamos o comprometimento com o aprendizado e a busca contínua por aprimoramento, incentivando cada aluno a alcançar seu potencial máximo. Este evento é uma oportunidade para criar um ambiente de reconhecimento e inspiração, que motive todos os estudantes a se superarem no próximo ano letivo.
MATERIAL DIDÁTICO
Um trabalho de qualidade começa com o material de pesquisa, e é por isso que o CALL se empenha em proporcionar aos seus alunos uma apostila exclusiva, atualizada, eficiente e, acima de tudo, didática. O nosso objetivo é facilitar a compreensão dos diversos tópicos abordados.
Durante o curso, cada aluno recebe, a cada semestre, um módulo que engloba a parte teórica e uma série de questões para prática. Queremos garantir que nossos estudantes tenham à disposição os recursos necessários para o sucesso acadêmico.
