animation

O JEITO CALL DE ENSINAR MATEMÁTICA

PROPORCIONE AO SEU FILHO A PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO QUE FALTAVA VENHA PARA O CALL, REFERÊNCIA EM PREPARAÇÃO LINGUÍSTICA E MATEMÁTICA.”

Ensinar o “2 +2 = 4” em uma conta armada é mais fácil? Se pensarmos que foi assim que aprendemos há alguns anos, poderíamos dizer que sim. Ainda que fosse mais fácil, não necessariamente é o mais divertido, concorda?

E se pudéssemos unir a diversão, a praticidade e o conteúdo em um mesmo lugar? Como você acha que seria essa aula?

No CALL, utilizamos da proposta da Modelagem como forma de desenvolver aprendizagens da matemática. Essa forma de ensinar é uma estratégia que une e relaciona as questões do cotidiano com os conteúdos matemáticos. Ficou curioso?

Agora, imagine aprender sobre frações com uma receita de pizza. Muito mais significativo, não acha? O conteúdo pode ser visto de diferentes formas e associá-lo a uma situação real, em que o aluno tem a necessidade e o motivo para resolver uma situação-problema, criando uma premissa importantíssima no processo de ensino e aprendizagem.

O nosso objetivo é que o aluno aprimore suas habilidades no campo da matemática, consolidando uma base firme de conhecimentos, os quais farão parte de toda sua trajetória de vida. Hoje como estudante do ensino fundamental e amanhã como estudante de universidade e profissional qualificado na sociedade.

Por isso, o CALL Matemática vem direcionar, auxiliar e acolher os alunos do 6° ao 9° anos nos conhecimentos e habilidades da matemática, como também aprender, desde o ensino fundamental, a Matemática do Enem.

Por que os estudantes vão mal em matemática? Por que não há interesse nessa disciplina? Porque tantos alunos insistem em falar que não conseguem aprender?

As dificuldades enfrentadas pelos alunos em matemática podem ser pertinentes a diferentes fatores, como: impressões negativas do estudante oriundas das primeiras experiências com a disciplina, a abordagem do professor ou até mesmo a falta de incentivo no ambiente familiar (Pacheco, Andreis, 2017).

Por isso, aqui no CALL oferecemos uma metodologia de ensino voltada ao aluno, com base no que ele traz de conhecimentos. Garantimos essa abordagem por meio da Modelagem, estratégia de ensino que relaciona situações do dia a dia com conteúdos matemáticos, em que os alunos, juntamente com o professor, buscaram a solução dos problemas.

Você vai gostar de matemática com essa estratégia de ensino!

A modelagem como estratégia de ensino vem sendo alvo de diferentes pesquisas na área, as quais apresentam evidências da relevância do uso de nossa abordagem nas práticas pedagógicas da matemática. A pesquisa de Almeida, Gomes e Madruga (2021, p. 404) traz grandes avanços, afirmando que a modelagem desperta um maior interesse e desenvolvimento do conhecimento crítico e reflexivo dos estudantes em relação aos conteúdos matemáticos, quando estes têm a oportunidade de identificar e estudar situações de sua realidade.

Aprender matemática só é possível assim…

Aprender matemática não só é possível como também pode ser fácil e contextualizado. Quando partimos do simples para o abstrato fazemos com que esse aluno possa construir redes interconectadas do conhecimento, para isso utilizamos diferentes ferramentas pedagógicas como: exercícios, trabalhos, atividades em grupo e aplicações práticas.

Fundamentamos nossa prática no documento normativo nacional, que direciona as aprendizagens essenciais para os alunos, a Base Nacional Comum Curricular. Nossos professores organizam as situações práticas que unem conhecimentos matemáticos e cotidianos, motivando e gerando o gosto pela Matemática.

Não queremos um aluno tarefeiro, mas criativo, que aprenda matemática de forma simples, com um ensino voltado à prática social. Aprender matemática para usá-la no dia a dia, resolvendo problemas complexos da vida cotidiana e construindo conhecimentos mais complexos.

Para isso, utilizamos a Taxonomia de Bloom para organização das nossas aulas, partindo de conhecimentos basilares, aqueles mais simples, para conhecimentos mais complexos.

A Taxonomia de Bloom serve para definir os objetivos da aprendizagem e planejar as aulas com base nessa identificação, respeitando a hierarquia dos objetivos educacionais. É uma classificação dos domínios de aprendizagem a partir de uma listagem das habilidades e dos processos envolvidos nas atividades educacionais, estabelecendo critérios avaliativos. Tem como premissa a ideia de que após uma atividade escolar os alunos adquiriram novos conhecimentos e novas habilidades, alcançando o objetivo principal do processo de ensino e aprendizagem.

NOSSA AULA VAI ALÉM DA MATEMÁTICA BÁSICA, APRENDA RACIOCÍNIO LÓGICO E LINGUAGEM COMPUTACIONAL.

Nosso processo de aprendizagem vai além da matemática básica e dos conteúdos obrigatórios. Garantimos, além disso, que o aluno tenha outras ferramentas para um aprendizado global dos conhecimentos matemáticos, como o raciocínio lógico e a linguagem computacional. O segmento Fundamental, então, divide-se em três níveis da seguinte maneira:

FUNDAMENTAL I

(6º e 7º anos)

Números naturais, múltiplos e divisores, números primos, frações, números decimais, expressões numéricas, porcentagem, razão e proporção, ângulos e polígonos.

FUNDAMENTAL II

(8º ano)

Números inteiros, números racionais, reta real, plano cartesiano, potenciação, regra de três, medidas de tendência, equação do primeiro grau, produtos notáveis, capitalização simples e composta, semelhança de triângulos, teorema de Tales, teorema de Pitágoras e raciocínio lógico.

FUNDAMENTAL III

(9º ano)

Números reais, reta real, radiciação, equação do segundo grau, conjuntos, funções, análise de gráficos (estatística), polinômios, cálculo de áreas e volumes, circunferência e círculo, problemas de contagem, trigonometria no triângulo retângulo e programação computacional.

bg bg

Educadores

A Escola CALL conta, atualmente, com profissionais que possuem larga experiência em escolas públicas e privadas, no que tange aos níveis fundamental, médio e universitário. Fazer parte dessa equipe diferenciada exige, além de pleno domínio dos conteúdos, bom relacionamento com os colegas e alunos, além de saber transmitir a matéria de forma atraente e clara.

AUGUSTO

Consultor Call Matemática

Adriel Lucas

educador

Renata Freire

educador

Rafael Magão

educador

Isaac Medeiros

educador

Felipe José

educador

AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação do CALL reflete sobre o desempenho do aluno de forma permanente e contínua. Ele não apenas observa o desempenho de forma constante, mas também adota uma abordagem proativa, intervindo sempre que necessário para abordar quaisquer dificuldades identificadas. Além disso, promove uma experiência de avaliação envolvente e completa por meio de nossa gincana e de dois simulados bimestrais.

Durante o ano letivo, os alunos participam de duas avaliações formais compostas por questões objetivas. Esses simulados são cuidadosamente preparados pelos professores e realizados de acordo com o calendário acadêmico. O quantitativo de questões será de acordo com a série em que o aluno está matriculado: Fundamental I, II ou III. Caso aconteça alguma adversidade e o aluno não possa fazer o simulado, disponibilizamos a possibilidade de realizar a reposição.

Nossa coordenação pedagógica trabalha em estreita colaboração com os professores para manter um acompanhamento constante do desempenho de cada aluno, fazendo comparações com avaliações anteriores para avaliar o progresso na disciplina. Se houver qualquer variação no desempenho, tomamos medidas imediatas e envolvemos os pais ou responsáveis para melhorar o desempenho.

Além disso, visando avaliar a capacidade de aprendizado durante o decorrer do curso, no final do ano letivo, em meados de dezembro, aplicamos a SUPER OLIMPÍADA CALL DE MATEMÁTICA: uma avaliação na qual os participantes competem individualmente e são testados com problemas que exigem soluções de alta complexidade. Há rankeamento e entrega de premiação.

Para encerrar o ano letivo, promovemos um evento de confraternização e premiação com o intuito de celebrar não apenas os alunos que se destacaram, mas também para reconhecer o esforço e dedicação de todos os estudantes ao longo do ano. Valorizamos o comprometimento com o aprendizado e a busca contínua por aprimoramento, incentivando cada aluno a alcançar seu potencial máximo. Este evento é uma oportunidade para criar um ambiente de reconhecimento e inspiração, que motive todos os estudantes a se superarem no próximo ano letivo.

bg
icon

MATERIAL DIDÁTICO

Um trabalho de qualidade começa com o material de pesquisa, e é por isso que o CALL se empenha em proporcionar aos seus alunos uma apostila exclusiva, atualizada, eficiente e, acima de tudo, didática. O nosso objetivo é facilitar a compreensão dos diversos tópicos abordados.

Durante o curso, cada aluno recebe, a cada semestre, um módulo que engloba a parte teórica e uma série de questões para prática. Queremos garantir que nossos estudantes tenham à disposição os recursos necessários para o sucesso acadêmico.

icon
bg
×

 

 

×